Press release

 

 

 

Teve lugar no passado dia 25 de Fevereiro de 2011, na cidade de Aveiro, sob a égide do Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro, o 2º Encontro Nacional de Grupos de Acção Costeira.

 

Neste encontro participaram todos os Grupos de Acção Costeira a nível nacional:

- Grupo de Acção Costeira Sotavento do Algarve

- Grupo de Acção Costeira Barlavento do Algarve

- Grupo de Acção Costeira Além Tejo

- Grupo de Acção Costeira do Oeste

- Grupo de Acção Costeira Mondego Mar

- Grupo de Acção Costeira da Região de Aveiro

- Grupo de Acção Costeira do Litoral Norte

 

Foram abordados inúmeros temas relevantes, tendo sido de extrema importância a troca de conhecimentos e experiências entre os GAC, não só para ajustar a estratégia e procedimentos comuns, mas também para ter a noção dos projectos que têm sido apresentados nos diversos GAC a nível nacional.

 

Nesta óptica, foi considerado benéfico criar um núcleo de gestão e partilha de informação, não só entre os GAC, mas fundamentalmente para as comunidades beneficiárias, sendo assim criada a Rede Nacional de Grupos de Acção Costeira (RNGAC).

 

Objectivo da RNGAC

A RNGAC tem como objectivo fundamental contribuir para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida nas zonas de pesca portuguesas através da promoção da cooperação inter-regional entre os Grupos de Acção Costeira.

 

Cada GAC terá sob sua gestão a RNGAC durante um quadrimestre, sendo esta, rotativa ao longo do período até finais de 2013. Nesta perspectiva serão desenvolvidas diversas actividades, workshops, conferências, iniciativas de divulgação, transferência de ideias e conhecimentos, ou outras que contribuam para atingir os objectivos delineados.

 

O próximo encontro da RNGAC terá lugar em Olhão, sendo incluído na 8ª edição da Expomar, a ter lugar entre 7 e 10 de Abril de 2011.

 

Gabinete de Relações Públicas
Município de Olhão, 03.03.2011

 

 

O Grupo de Acção Costeira (GAC) do Sotavento Algarve, que tem como parceiro gestor o Município de Olhão, é apresentado publicamente no próximo dia 9 de Dezembro, às 16h00, no Auditório do IPIMAR, nesta cidade. Os GACs têm como objectivo o reforço da competitividade das zonas de pesca e valorização dos seus produtos.

 

O GAC Sotavento do Algarve que inclui, para além de Olhão, os concelhos de Loulé, Faro, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António, foi criado com o objectivo de apoiar os investimentos para o desenvolvimento das zonas de pesca desta parte do Algarve.

 

Os Grupos de Acção Costeira foram criados ao abrigo do PROMAR – Programa Operacional Pesca 2007-2013, no eixo prioritário 4 - “Desenvolvimento Sustentável das Zonas de Pesca”. O GAC Sotavento do Algarve resulta de uma parceria entre entidades públicas e privadas, que assume a responsabilidade de implementar uma estratégia de desenvolvimento sustentável na zona costeira do Sotavento do Algarve.

 

O GAC Sotavento do Algarve interage como organismo intermédio, entre os promotores e a autoridade de gestão do PROMAR, tendo por função dinamizar, receber, avaliar e propor projectos à autoridade de gestão do PROMAR para aprovação. Após aprovação, o GAC Sotavento do Algarve tem por função acompanhar e verificar a execução material e financeira dos projectos.

 

A estratégia de desenvolvimento costeiro do sotavento algarvio desenvolve-se através do apoio a projectos que beneficiem as comunidades locais contribuindo para incrementar a atractividade dessas regiões e a manutenção ou criação de emprego, tendo como objectivo principal a promoção da pluriactividade e a reconversão dos profissionais do sector da pesca para actividades mais remuneradoras bem como o surgimento de iniciativas inovadoras ligadas ao mar, salvaguardando em simultâneo o património cultural e ambiental das zonas costeiras. Os destinatários, directos ou indirectos, das acções a empreender pelos beneficiários do Eixo 4 do PROMAR são os profissionais do sector das pescas e suas famílias.

 

A apresentação do GAC Sotavento do Algarve será feita posteriormente em Tavira (13 de Dezembro, às 16h00, na Biblioteca Municipal), Vila Real de Santo António (14 de Dezembro, às 15h30, no Centro Cultural António Aleixo) e Quarteira (16 de Dezembro, às 15h00, no Associação Quarpesca).

 

Gabinete de Relações Públicas
Município de Olhão, 03.12.2010

 

 
         
 
Copyright © 2012 - Grupo de Ação Costeira Sotavento do Algarve | Design: Blocod.pt